Mais uma pesquisa de intenção de votos foi divulgada agora há pouco pelo Ibope. Encomendada pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela TV Globo, a pesquisa mostra que, em São Paulo, a candidata do PT, Marta Suplicy, disparou na corrida pela Prefeitura.
Com 41 % das intenções de voto, a candidata Marta Suplicy(PT) disparou na corrida pela Prefeitura de São Paulo, segundo pesquisa encomendada pelo O Estado de S.Paulo e pela TV Globo, divulgada nesta sexta-feira, 15. A candidata do PT havia registrado 34% na última pesquisa. Já o candidato Geraldo Alckmin (PSDB) caiu de 31% para 26%. Com uma margem de erro de três pontos porcentuais, Marta abriu uma vantagem de 15 pontos. Na pesquisa anterior, os candidatos estavam tecnicamente empatados na pesquisa induzida - 34% de Marta contra 31% de Alckmin.
Para a alegria do pessoal que é adepto ao "rouba, mas faz", os números da pesquisa mostram Maluf em terceiro lugar - não que ele tenha conquistado pontos nas intenções de voto. Para a sorte de Maluf, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, deu uma forcinha: caiu de 10% para 8%. Aqui faço questão de abrir parêntese (antes de qualquer eleição, sempre penso: 'não, o Maluf não vai se candidatar'. Ele se candidata. No decorrer da corrida eleitoral, penso: 'não, ninguém vota mais nele'. Do nada, ele aparece em terceiro lugar numa pesquisa... Sinceramente, acho nenhum paulistano entendeu aquela história do "se ele não for um bom prefeito, nunca mais vote em mim") fecha parêntese.
Mas este post não é para falar sobre a corrida em São Paulo. Estou, na verdade, cada vez mais chocada - sim, acho que essa é palavra: CHOCADA - com a capacidade dos fluminenses escolherem tão mal os seus representantes. Para os que não sabem, o atual prefeito do Rio de Janeiro é uma das pessoas que eu menos suporto do mundo político. Não que ele tenha feito alguma coisa para mim, mas não consigo sequer assistir a uma entrevista dele na televisão... Acho que ele, assim como seus antecessores, tem colaborado muito para a destruição de uma das cidades mais bonitas do mundo.
Esse ano de 2008 deveria, portanto, ser de transição e de mudança. As eleições municipais que acontecem em outubro poderiam significar aos moradores da cidade maravilhosa a oportunidade eleger um representante sério - e que, acima de tudo, estivesse realmente preocupado em encontrar meios de solucionar os milhares de problemas da cidade. Mas o que eu encontro há pouco no portal do Estadão?
Isto aqui, ó:
Crivella sobe 5 pontos e amplia liderança no Rio
Ele lidera a corrida eleitoral no Rio, com 28% das preferências
Da Redação
SÃO PAULO - O deputado Marcelo Crivella (PRB) lidera a corrida eleitoral no Rio de Janeiro, com 28% das preferências, de acordo com pesquisa Ibope contratada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo", divulgada nesta sexta-feira, 15. Crivella tinha 23% na pesquisa anterior, anunciada no dia 19 de julho, e subiu 5 pontos porcentuais.
Em segundo lugar, estão empatados tecnicamente Eduardo Paes (PMDB) e Jandira Feghali (PCdoB), com 12% e 11%, respectivamente. Mas eles enfrentam situações opostas. Paes estava em terceiro lugar, cresceu 4 pontos porcentuais (saiu de 8% e foi para 12%) e passou Jandira, que caiu três pontos (de 14% para 11%).
Em julho, Crivella tinha 9 pontos porcentuais sobre o segundo colocado. Agora, tem 16 pontos de vantagem.
Em quarto lugar está Solange (DEM), com 6% das intenções de voto. Gabeira (PV) e Chico Alencar (PSOL) estão empatados com 4%. Quatro candidatos ficaram com 1%: Alessandro Molon (PT), Paulo Ramos (PDT), Filipe Pereira (PSC) e Eduardo Serra (PCB). Antônio Carlos (PCO) tem zero. Vinicius Cordeiro, do PTdoB, não foi citado. Brancos e nulos somaram 16% e 15% dos entrevistados não souberam responder.
Crivella lidera no primeiro lugar, mas ao mesmo tempo tem a maior taxa de rejeição entre todos os candidatos: 29%. Nas simulações de segundo turno, ele aparece em empate técnico contra Jandira Feghali - 36% contra 32% de Jandira. Contra Eduardo Paes, ele lidera: 37% a 30%.
Essa, com a mais absoluta certeza, é uma daquelas verdades que poderiam ser mentiras...
Nota: mesmo com esses números nada empolgantes, eu ainda acredito no Rio. Tenho certeza de que quero morar lá por bastante tempo. E torço muito para que, daqui a quatro anos, a cidade maravilhosa seja comandada por alguém digno para representar todas as suas belezas...
Um comentário:
É isso aí, Cachilda, tá tudo dominado.
Beijo!
Postar um comentário