23.10.08

para celebrar

Todo mundo já teve sua crise profissional. Para mim, uma recém-formada, os seis primeiros meses do ano foram de muitas dúvidas, de muitos questionamentos e de muito desespero. Não sabia ao certo se deveria ou não continuar tentando conquistar um espaço nesse maluco mundo jornalístico. Queria desistir, mas não tinha coragem o suficiente. Continuava mandando currículos diariamente - mesmo sem receber qualquer resposta...

... na terça-feira, dia 21 de outubro, depois de um dia em que a gastrite resolveu atacar com tudo, tive uma notícia que me fez ter orgulho de poder dizer que sou jornalista. Lembram-se que anunciei em um desses posts abaixo que a reportagem "Lugar de corrupto (não) é na cadeia" era uma das três finalistas do Prêmio Imprensa Embratel? Pois, então... VENCEMOS! =)

Olhem só, ó:

Em sua décima edição, o Prêmio Imprensa Embratel recebeu 1.231 inscrições de trabalhos jornalísticos, de 1.116 repórteres de todo o País, publicados entre agosto de 2007 a maio de 2008. A cerimônia de entrega dos prêmios foi realizada na noite de ontem, dia 21, na casa de espetáculos Canecão, no Rio de Janeiro, quando foram agraciados 18 trabalhos jornalísticos.

O Prêmio Imprensa Embratel prestou uma homenagem aos jornalistas falecidos este ano, entre eles, Fernando Barbosa Lima (filho de Barbosa Lima Sobrinho, que dá nome ao maior prêmio do evento), Octales Gonzales (fotógrafo oficial do evento por nove anos) e Antonio Cunha (jurado nacional do Prêmio).

Considerado a mais importante homenagem à atividade de repórter no Brasil, o Prêmio Imprensa Embratel conta com o patrocínio da Embratel, através da leis de Incentivo à Cultura, da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro do Ministério da Cultura.

O Prêmio Imprensa Embratel tem o apoio da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro (Arfoc) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ), além do reconhecimento da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), da ABI e dos demais sindicatos dos jornalistas de todo o País

Reportagens vencedoras de 2008 em todas as categorias:

Reportagem de Jornal/Revista (Tema Livre)
"Lugar de corrupto não é na cadeia" - pesquisa realizada por Walter Nunes, Guilherme Evelin e Andréa Leal, para a revista Época (17/3/08), com base em mais de 200 operações da Polícia Federal, realizadas entre 2003 e 2006, revela que de cada 100 envolvidos em corrupção, apenas sete estão presos. A reportagem mostra a desarticulação de quadrilhas que fraudavam os cofres públicos, traficavam drogas, faziam contrabando e cometiam crimes ambientais, com envolvimento de agentes públicos. Destaca, ainda, que as leis brasileiras criam atalhos que permitem aos corruptos escaparem da Justiça. Entre sugestões exemplos e experiências, indica que a transparência tende a inibir os corruptos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Recém-formada e já com Prêmio Embratel na bagagem, é? Sem comentários!

E ainda bem que você não teve coragem para desistir - e, principalmente, ouviu as pessoas que diziam o contrário. Que bom que seguiu em frente. Viu só? :)

Baita orgulho de você, Thá. Além de ser a minha garota, a mulher que amo e com quero viver até ficar bem velhinho e a minha melhor amiga, é também minha grande fonte de inspiração. Te admiro demais, você sabe, né?

O resto dos parabééééééééééns eu dou pessoalmente. Que venham os próximos "Embratéis"!

Anônimo disse...

Vou no coro do "Eu ja sabia!"
Aproveitandoa deixa do Fabio, voce sabe que tmb e grande inspiracao pra mim, e uma das jornalistas que eu mais admiro...
maior orgulho de vc, viu!

bj