10.9.06

ponto de interrogação

Até o dia 01 de outubro são mais 21 dias, ou seja, serão exatemente três semanas para decidirmos quais os candidatos que receberão os nossos votos nas eleições 2006. Sim, já sei que as pesquisas indicam a reeleição do presidente Lula no primeiro turno e que, em São Paulo, a disputa para o governo do Estado o cenário não é muito diferente: não há ventos fortes o suficiente para empurrarem a eleição para o segundo turno. Mas, perae! Será que estamos atentos ao que de fato é importante no cenário político do Brasil? Já decidimos os nossos votos para senador, deputado federal e deputado estadual? Na verdade, nem paramos para pensar nisso, não é verdade? Quem já se deparou com alguma rodinha de amigos discutindo sobre os candidatos à Câmara? Se já viu, sinta-se privilegiado: você faz parte de um nicho intelectualizado. Um cenário muito diferente do qual está localizada a maioria da população brasileira.

Numa dessas conversas sobre política - que, em grande maioria, são sempre muito proveitosas - dei-me conta de que ainda não tenho candidatos aos cargos de deputados federal e estadual. Para muitos, acredito, isso não é nenhum problema de fato. Basta anular. Vote em Machado de Assis e tudo estará resolvido. Mas, perae outra vez. Será que ainda não nos demos conta que são esses os nossos verdadeiros representantes? Se não, que tal mudarmos de idéia? Não há problema algum em assumir que não conhecemos as atribuições de um senador, que não sabemos quantos deputados federais são eleitos e que tampouco temos idéia de quais e quantos são os candidatos a deputados estaduais. Como já é sabido por muitos, ainda há uma grande deficiência no eleitorado brasileiro: desconhecemos o poder do nosso voto e, por isso, não cobramos explicações e não procuramos informações sobre a política do país. Claro que é difícil acreditar em mudanças, e como já escrevi em outras oportunidades, entendo os realistas e os conformistas. Mas ainda há uma certa esperança.

Para esclarecer as minhas dúvidas, me indicaram - na mesma conversa proveitosa sobre política - um site que tem uma lista com todos os candidatos a deputado federal. Faz parte de uma campanha do Transparência Brasil e recebeu o nome de Projeto Excelências que, de acordo com o texto do próprio site, o serviço é oferecido com a intenção de proporcionar ao visitante informações recolhidas em bancos de dados públicos a respeito de candidatos à Câmara dos Deputados nas eleições de 2006. A intenção é propiciar ao eleitor uma decisão mais informada sobre seu voto para deputado federal. Os históricos de cada candidato incluem apenas dados de domínio público. O projeto Excelências colige e apresenta essas informações num lugar só. Os dados incluem:
- Dados pessoais básicos e funções públicas que os candidatos exerceram.
- Informações sobre o desempenho legislativo dos candidados, como faltas, votações, uso de verbas de gabinete, emendas ao Orçamento apresentadas nos últimos anos.
- Declaração de bens apresentada à Justiça Eleitoral.
- Doadores de campanhas eleitorais passadas (2002 e, no caso daqueles que se candidataram a prefeito em 2004, também estes).
- Principais menções publicadas na imprensa em que o candidato aparece ligado a algum caso de corrupção.
- Referência dos processos (a partir da segunda instância) em que o candidato é indiciado como réu na Justiça Federal, nos tribunais superiores, na Justiça Eleitoral, nos Tribunais de Contas.

Para conhecer o Projeto Excelências, clique aqui.

Bacana! Mas ainda preciso de informações sobre os candidatos a deputados estaduais. Com o google, conheço mais dois endereços da internet. Um é do próprio Tribunal Superior Eleitoral - TSE - e recebeu o nome de Eleições 2006 - Divulgação de Dados de Candidatos. Existem os números nacionais e estaduias. Além das informações - nome, nome para urna eletrônica, número, coligação, composição da coligação, data de nascimento, sexo, estado civil, ocupação, grau de instrução, nacionalidade, naturalidade, situação da candidatura, valor máximo de gastos, processo de candidatura e declaração de bens - aparecem também as fotos de cada candidato. Para fazer a sua busca no site do TSE, clique aqui.

O outro é do Blog do Fernando Rodrigues, colunista de política do jornal Folha de S. Paulo, e também dá ao eleitor brasileiro a chance de pesquisar e conhecer os candidatos que disputam os cargos nas eleições 2006. Intitulado Políticos do Brasil, o espaço além de ofercer informações sobre todos os candidatos inscritos na eleição [de 2006] (inclusive os que sofreram impugnação) (total 20.134), tem registrados em seu banco de dados todos os vencedores e parte dos perdedores (os candidatos a presidente, governador e senador) (total 2.177 registros) das eleições de 1998 e todos os vencedores e parte dos perdedores (os candidatos a presidente, governador e senador) (total 2.376 registros) das eleições de 2002. Para ter acesso aos registros de Fernando Rodrigues, clique aqui.

Para os que estão dispostos a acreditarem num cenário político diferente para o Brasil, as dicas foram dadas! Boa busca!

4 comentários:

Anônimo disse...

Esses posts sobre política, por acaso, são alguma armadilha pra atrair meus comentários? Hehehe.

Que bom que gostou do Projeto Excelências do Transparência. Bacana, né?

Beijo!

(PS - Mudando de assunto, ainda tô sob efeito do show do Chico, sabia? Que produção! Que carisma! Que noite! Será que ele volta antes de 2017?)

Anônimo disse...

Aliás, dá uma olhada nesse linque. Dura só 3min e vale MUITO a pena!

http://www.youtube.com/watch?v=Db53kgJlVXA

MARAVILHOSO!!!

beijo

Thá disse...

EU VI!!! EU VI!!! EU VI!!! o linque é SENSACIONAL!!!!!!!!!!

(ps - o show do Chico nunca mais sairá das mais belas lembranças. Sob um efeito eterno!)

Anônimo disse...

Ótimas as indicações dos sites e louvável a sua humildade em admitir que não sabe tudo sobre política. Bem diferente de outros jornalistas por aí, que se escondem atrás da arrogância para esconder a ignorância.