15.3.08

época debate

Foram três meses na redação - de julho a outubro. Foram inúmeras ligações para as sedes da Polícia Federal e Ministério Público espalhadas por todo o país. Foram inúmeros encontros e desencontros. Foram inúmeros números, cálculos e nomes. Foram quase 300 operações - com os mais diversos objetivos. De 2003 a 2006. A idéia era fazer mais do que um levantamento. A idéia era fazer um "estudo inédito", como consta na capa da primeira edição Época Debate.

Para os que querem matar curiosidade sobre o misterioso (e às vezes inexplicável) frila que fiz na editoria de Brasil de uma das mais importantes revistas semanais do país, basta comprar a Época que chegou às bancas neste sábado. A edição nº 513, de 17 de março de 2008, traz "um suplemento de 20 páginas, que inaugura uma série sobre os temas que definirão o futuro do país". Para o primeiro número, a reportagem especial "Lugar de corrupto (não) é na cadeia".

A chamada de capa explica: ÉPOCA fez um estudo inédito das mais de 200 operações da Polícia Federal para desbaratar quadrilhas de corruptos realizadas desde 2003.
O lado positivo: a polícia nunca trabalhou tanto.
O lado negativo: de cada 100 envolvidos nas denúncias, apenas 7 estão presos. O que fazer para acabar com a impunidade?

Acabei de comprar o meu exemplar. É como ter um filho, sabe? Desde o primeiro dia de apuração, passaram-se mais de oitos meses. Foi quase um parto mesmo. Até brinquei quando soube que a reportagem sairia essa semana: "queria ter ido até a gráfica só para filmar o nascimento. Como aqueles pais de primeira viagem na sala do parto."

Mais legal do que encontrar, ao final da reportagem, o meu nome no expediente, é saber que, depois dessa cobertura, me tornei mais profissional. Aprendi muito. Muito mesmo. Tenho um orgulho danado de ter feito parte da equipe. O Wálter Nunes, um puta repórter, apostou em gente jovem como eu. Agradeço. E tiro o chapéu para ele. Participar de uma cobertura como essa foi uma das coisas mais legais e prazerosas que já fiz. Apesar de ter acabado de me formar, e de ter a certeza de que muitas outras grandes reportagens virão, tenho absoluta convicção de que essa já entrou para a história. Descobri que tenho muita afinidade com o mundo da política. Quero, se tudo der certo, trabalhar cobrindo os bastidores do poder por muito tempo... Torçam por mim! Ah, só peço uma coisa. Aos que comprarem, um recado: mandem os comentários, ok?

Atualizando: para os que não conseguirem comprar a revista, cliquem aqui e leiam a versão digital de 'Época Debate'.

16 comentários:

Anônimo disse...

Ih, amore, pode se preparar porque essa foi só a primeira mesmo... Não tenho a menor dúvida de que ainda vem muita coisa legal por aí!

Orgulho!

;)

Anônimo disse...

Em tempo: coloca uma fotinho da capa no blog, poxa! =)

Lui disse...

Eu sempre torço por você, né Cachinhos...nem precisa pedir!

E ainda não vi seu filho, mas jpa estou orgulhosa.

simplesmente dri disse...

Aeeeeeeeee!!!!!!
Que legal!
Vou comprar a revista, claro.
Beijos da sua fã número 3 (depois da sua mãe e do Fábio...)
Saudadonas!

Anônimo disse...

Thais, meus parabéns! Tenho certeza de que muitas outras virão! Grande abraço.

pé-de-feijão disse...

Oi Thá! Excelente notícia para dissipar quaisquer fantasmas, não?! Sempre na torcida, sempre com você, do amigo João.

Anônimo disse...

PARABÉNS!!! Tenho certeza de que muitas reportagens importantes virão, assim como o primeiro filho, o primeiro beijo a primeira reportagem tem um sabor especial. Muito sucesso e continue firme e forte nos seus ideais, TE AMO MUITO. Bjos mamis.

Helena disse...

Bacana, hein?
Você acredita que pensei nesse seu frila dia desses?
Pensei em te perguntar se a matéria já tinha saído e se você tinha um exemplar (achei que não fosse mais encontrar nas bancas).
Vou comprar hoje mesmo e dar uma olhada! É sempre bom prestigiar os amigos, não?
Beijão,
Helena

Anônimo disse...

PS: Enfim, acabei de comprar. Lerei em instantes.

Anônimo disse...

Ehhhhhhhhhhhhhh
vou comprar depois comento. muito gostoso, né?
viu, você vai fazer uma puta diferença com as suas palavrinhas!
bj

moça dos olhos d'água disse...

aaaah, mas é claro que eu vou comprar. e é claro que eu vou comentar. é muito mais claro que eu sempre vou torcer pela florzinha. é maaaais claro ainda que eu te adoro, né? hehehe! parabéns pelo filhote! ;) beeeijo

Anônimo disse...

Eu li ontem o post do Fábio e não pensei duas vezes em comprar a revista hoje!
Lerei e depois comentarei!
:]

Parabéns pelo trabalho, Tha!
Te desejo infinitos trabalhos satisfatórios como esse.

Beijos

Mari Marcondes disse...

Tha, parabéns!
Saindo daqui passo na banca =)
Tenho certeza que foi a primeira luz de uma estrela que ainda vai brilhar muito!

Paulo disse...

Eba, saiu! Que bacana, Thais. A julgar pelo seu blog, pelo seu TCC e pelos poucos outros textos seus que já li, uma coisa é certa: a equipe tinha gente muito boa! Espero que o resultado final esteja à altura do seu talento.

Carolina Maria, a Canossa disse...

Espetacular. Assim que acabar minha folga, vou na banca-da-paulista-que-aceita-VR-Smart-adquirir-meu-exemplar

Beijos!

Anônimo disse...

Atrasado, mas li. Parabéns!!

Muito boa mesmo a matéria. Muito acima da média do que a gente vê por aí, inclusive na Época. Tão mais densa que a revista que até destoa do que as edições vinham trazendo!! Espero que a Época compre messssmo a idéia e a qualidade disso! Por favorzinho!

E sou suspeito: discutir sobre a impunidade e sobre se a culpa dela está na polícia ou na Justiça está entre o que mais gosto!! :)