7.3.08

promessas e desculpas

Vovó,

amanhã é comemorado o 'Dia Internacional da Mulher'. Tenho pensado muito sobre a mulher que sou, sobre a que eu gostaria de ser, sobre a que eu jamais seria, sobre as que me inspiraram, sobre as que ainda me inspiram, sobre as que me apoiam (e que eu apóio também), sobre as que me fazem rir ou chorar, sobre as que eu amo, sobre as que sinto falta, sobre as que cantam as minhas músicas preferidas, sobre as que fizeram os filmes que eu jamais esquecerei... A senhora faz falta por aqui. Sei que estou em dívida. Sei que não existem mais desculpas para adiar a tão desejada visita. Sei o quanto é ruim não nos encontrarmos diariamente como antes. Sei que a nossa presença também lhe faz muita falta. Sei que os últimos anos não foram os mais fáceis de nossas vidas. Sei, acima de tudo, que o meu maior desejo era estar aí hoje.

Mas, nesses quatro anos que se passaram, aprendi muitas coisas sobre a vida. Descobri que nem sempre podemos fazer tudo o que o nosso coração tanto pede. Às vezes, sinto-me de mãos atadas. Mas não deixo de pensar que as minhas frutas e flores logo serão colhidas - e, conseqüentemente, meus mais inalcançáveis sonhos serão atingidos. Confesso, porém, que me sinto uma mulher melhor a cada dia que passa. Consegui um tempo para pensar em mim - e, enfim, deixei para trás aquela tristeza que acompanhava todos os meus passos. Sou mais segura. Sou menos aflita. Sou mais compreensiva e mais calma. Mas ainda acredito que posso mudar e comandar algumas coisas que estão ao meu redor. Vez ou outra, a frustração bate em minha porta. Infelizmente, nem todas as soluções estão ao meu alcance.

Mas essa carta é para tentar lhe mostrar o quanto é grande o meu amor pela senhora. Não só por tudo que fez (e ainda faz), mas por ter nos dado as melhores coisas de nossas vidas - ainda bem que a senhora e o vovô se reencontraram. Ainda bem que tiveram a menininha Maria Luiza. As suas netinhas, em especial a mais velha, e o netinho agradecem.

Vó, também sinto muita saudade. Das conversas na sala, das risadas, do chuchu refogado, do seu colo, de assistir aos jogos do Palmeiras com o coração na mão, dos seus comentários sobre as pernas do Ronaldo, das suas histórias de mocidade, das marchinhas de Carnaval, das broncas, da sua companhia, daqueles lanches da tarde no apartamento antigo... São tantas as saudades...

Segurando as lágrimas, termino essa simples carta dizendo obrigada. No meu 'Dia Internacional da Mulher', a senhora merece todas as minhas homenagens (e todas as minhas desculpas por ainda não ter cumprido todas as promessas que já fiz).

Te amo!

8 comentários:

Helena disse...

Lindo, Thá!
Quase chorei...
Beijinhos

Anônimo disse...

E eu te amo, lindona.

Anônimo disse...

Me emocionei! :´)
Que belíssima declaração de amor. Belíssimo texto. Belíssimo coração!
Parabéns a todas nós!
E parabéns a você por ter uma vó tão querida, e a ela por ter uma neta tão doce.

Beijos, flor. :*

moça dos olhos d'água disse...

ai, que desse jeito você me acaba! linda a carta, flor! beijo e abraço apertado

Anônimo disse...

Muito lindo, muito lindo!

Anônimo disse...

Me perdoa por ter deixado essa distância ainda maior....se pudesse e se DEUS me der oportunidade mudo essa situação.

Anônimo disse...

Olá prima! Quanto tempo heim!!!

Fiz a impressão desta carta e li para sua vó, ela ficou muito feliz e emocionada com o seu texto.

Ela me pediu o último texto que vc escreveu para a revista época, me mande para eu imprimir para ela. ok?

bjos e quando vier aqui em JF, me visite.

Andréia

Anônimo disse...

esqueci de escrever meu email

andreiatalma@yahoo.com.br

Sempre que quiser mandar texto para sua vó, use este email.

bjos

Andréia